terça-feira, 9 de outubro de 2012

Trabalho de História - Desafios

Boa Noite Caros Colegas e Alunos (as)!!

Este video de um grupo de alunas da Escola Paul Harris, trata-se de uma trabalho que desenvolvi com meus alunos das Escolas: Nelson de Miranda Coutinho e Paul Harris. Este desafio foi lançado para os alunos e alunas dos 9º anos. Esta minha ideia de desafio nasceu em uma de nossas reuniões pedagógicas antes do recesso escolar de julho. Eu, assim como alguns outros professores e professoras vinhamos percebendo em nossos alunos dos 9º anos um certo conformismo e apatia. Por mais atrativas e diferenciadas que as aulas fossem, estes apresentavam um comportamento extremamente desmotivado e sem interesse para elaboração de atividades, participação nas aulas e estudos para as avaliações. O conformismo se apresentava, pois muitos acreditavam e faziam o discurso que pelo fato de estarem no 9º ano já estavam, automaticamente, incluídos no ensino médio e por isso, não era necessário nenhum tipo de empenho e comprometimento para conclusão do ensino fundamental 2.
Tendo clareza destes fatos expostos no texto acima, após período de reflexão, tive a ideia de lançar para minhas turmas um desafio motivador.
De início mostrei para meus alunos o clip da música: "SET FIRE TO THE RAIN" - interpretado pela cantora "ADELE" - A tradução do titulo desta música é: ATEAR FOGO NA CHUVA

É importante ressaltar que esta música, ou seja, a tradução do título desta música, traduz exatamente como eu e alguns colegas professores vinhamos nos sentindo com relação ao retorno de nossas turmas em questão. Era como se nós ateássemos fogo para nossos alunos (as) (conhecimento) e a retribuição de nossos alunos dos 9º anos fosse a apatia, desmotivação e falta e empenho (sem generalizações)(chuva).

Após a exposição do clip eu abria espaço para comentários lançava o desafio que consistia em:

O desafio era opcional (todos demonstraram interesse em participar), as turmas poderiam se dividir em equipes. O tema que seria abordado seria livre, ou seja, o aluno ou equipe iria escolher um tema que fosse de interesse comum de ser abordado: algum assunto que gostariam de conhecer ou falar e que não conseguiam fazer em casa com pais ou família, ou ainda, abordar um tema polêmico que fosse de interesse em ser abordado. A forma de apresentação também seria livre, ou seja, poderia ser através de cartaz, música, video, entrevista, depoimento e etc.

Os alunos e equipes teriam toda a liberdade para escolha do tema e elaboração do mesmo.
A única exigência que fiz foi, que os alunos ou equipe me informassem o número de aulas que seria necessário para a montagem do desafio. Isto deveria ser feito em casa. Após o prazo definido, as apresentações tiveram início na segunda semana de agosto/2012.

Informei também que todos os materiais e ferramentas que fossem necessárias para as apresentações seriam disponibilizados pela escola, mas deveriam ser solicitados com antecedência.

A data de início das apresentações, em ambas escolas, tiveram início aproximadamente em 08/08/2012.
(video que postei em 09/10/2012 com tema: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA  - TRATA -SE DE UM TEMA E VIDEO ELABORADO POR UMA EQUIPE DE MENINAS DA ESCOLA MUNICIPAL PAUL HARRIS - NOS PRÓXIMOS DIAS IREI FAZER OUTRAS POSTAGENS DE TRABALHOS DE OUTRAS EQUIPES COM OUTROS TEMAS ESCOLHIDOS E ABORDADOS PELOS ALUNOS (AS)).
Nos próximos dias irei fazer a postagem do clip da cantora ADELE.

Espero que todos possam curtir o clip e que meus colegas professores possam tirar algum proveito do trabalho/desafio que lancei para meus alunos e alunas.

Professor Alexandre Schulz

Nenhum comentário: