terça-feira, 2 de outubro de 2012

Contrato Didático Pedagógico

Caros Colegas Profissionais! Caros Pais ou alunos (as)!!!

Segue abaixo, "CONTRATO DIDÁTICO PEDAGÓGICO" que elaborei e foi entregue para meus alunos (as) dos 9º anos das escolas que leciono na rede municipal de ensino: ESCOLA MUNICIPAL NELSON DE MIRANDA COUTINHO E ESCOLA MUNICIPAL PAUL HARRIS.
O fato que me motivou a estabelecer este contrato com pais e alunos (as) foi verificar que, alguns alunos (as) não estavam apresentando comprometimento minimo desejado e esperado para um (a) aluno (a) do 9º ano do ensino fundamental.
O contrato citado contempla o regimento interno de ambas as escolas da rede municipal que leciono, além do ECA.
Além dos (as) alunos (as) assinarem contrato didático pedagógico, pais dos (as) alunos (as), direção das escolas, supervisão das escolas, orientação das escolas e eu mesmo assinei cada contrato firmado.
O mesmo teve e tem como objetivo maior fazer com que todos os segmentos, principalmente alunos (as) e pais fiquem cientes, no decorrer, do ano letivo da situação que seu filho ou filha se encontra no que se refere aos itens: RESPONSABILIDADE, COMPROMETIMENTO, APRENDIZAGEM E CONSEQUENTEMENTE RENDIMENTO ESCOLAR.
Além deste documento, tentar evitar constrangimentos e problemas futuros, digo, problemas no fim do ano letivo com relação a "APROVAÇÃO OU NÃO APROVAÇÃO DO ALUNO OU ALUNA/FILHO OU FILHA".

Caros colegas, Pais e Alunos!!!! Caso queiram maiores informações com relação ao contrato que segue abaixo, estou a sua disposição para esclarecimento.

Att

Professor Alexandre D. Schulz


Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho
Diretor: Sr. Zulcélio José
Auxiliar de Direção: Sraª Giani
Supervisora: SraªKátia Regina
Orientadora: Srª. Vera
Professor: Alexandre D. Schulz
Disciplina: História
Data: Junho de 2012
Assunto: CONTRATO DIDÁTICO PEDAGÓGICO
Para: Aluno (a) e Responsáveis/Pais.

            Com o fim do 1º Trimestre (Conselho de Classe), foram detectados alguns problemas relacionados aos itens: APRENDIZAGE/ RENDIMENTO(NOTA) E COMPORTAMENTO de alguns alunos (as).

OBJETIVO: o presente documento tem como finalidade, agora documentado e não apenas oral, dar continuidade/andamento a PARCERIA/COMPROMENTIMENTO do aluno(a) e seus responsáveis/pais com esta unidade escolar que compreende: Direção(administração), supervisão e orientação(suporte pedagógico) e corpo docente no que se refere ao RENDIMENTO/APRENDIZAGEM, além da questão COMPORTAMENTAL DO ALUNO (A) QUE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA AO RENDIMENTO E APRENDIZAGEM DO (A) MESMO (A).

OBJETIVO ESPECÍFICO (1) (aluno ou aluna): Através deste documento, eu aluno (a) assumo o COMPROMISSO de:
1)      Estar presente as aulas, em caso de faltas, justificar as mesmas através de atestado médico ou bilhete encaminhado e assinado pelo responsável;
2)      Trazer o material completo (livro, caderno e agenda escolar);
3)       Fazer as tarefas passadas em sala de aula;
4)      Quando solicitado pelo professor (a), os responsáveis/pais devem assinar provas;
5)      Entregar para professores (as), os trabalhos/atividades, no prazo estipulado. Para este item não serão mais aceitas as justificativas: ESQUECI OU PERDI, SALVO, CONVERSA COM PROFESSOR (A);
6)      Estudar para as provas; (estas sempre são marcadas com antecedência);
7)      Não ser propagador (a) ou se envolver em problemas motivados pelo “mau comportamento ou falha de conduta”. Exemplo: falta de respeito, uso de palavrões, xingamentos, intrigas, fofoca e vandalismo. É importante ressaltar que uma Unidade Escolar também deve promover e ser mediadora da “Socialização” dos alunos (as), mas esta deve ser pautada por: LIMITE, VERDADE E JUSTIÇA, ou seja, o objetivo principal e maior de seu filho (a) não deve ser a socialização: brincadeiras, conversas e etc. – Afinal de contas, na maioria dos casos, estes são os principais motivos da dificuldade na APRENDIZAGEM E CONSEQUENTEMENTE NO BAIXO RENDIMENTO APRESENTADO PELO SEU FILHO (A).

OBJETIVO ESPECÍFICO (2) (Responsáveis/pais): Através deste documento, eu responsável/pai ou mãe, assumo o compromisso de:
1)      A presença de meu filho (a) as aulas;
2)      Conferir, juntamente com meu filho (a), se o material escolar está sendo levado corretamente. (Todos os (as) alunos (as) possuem os horários de todas as disciplinas);
3)      Verificar se seu filho (a) tem tarefa e se a mesma foi feita;
4)      Verificar se é necessário assinar alguma prova ou bilhete encaminhado pela escola ou professor (a);
5)      Cobrar de seu filho (a) que o mesmo (a) estude para as avaliações;
6)      Dialogar com seu filho (a) no que se refere ao comportamento do mesmo (a) na escola ou em qualquer outro ambiente que não seja a sua residência.



Declaro aqui que este documento não tem como meta, apenas A MELHORA DO RENDIMENTO (NOTA) de seu filho (a), mas também e por que não dizer, do RESGATE DE ALGUNS VALORES E LIMITES, QUE POR HORA FORAM ESQUECIDOS OU DEIXADOS DE LADO, QUE SÃO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE SEU FILHO (A) CONSIGA SE TORNAR UM CIDADÃO ATIVO, PARTICIPATICO, VERDADEIRO E CUMPRIDOR DE SEUS DEVERES.





DIREÇÃO: ________________________________________________.



SUPERVISÃO: ____________________________________________.



ORIENTAÇÃO: ___________________________________________.



PROFESSOR: _____________________________________________.


ALUNO (A): ______________________________________________.


RESPONSÁVEL/PAI OU MÃE: ______________________________.




JOINVILLE/JUNHO DE 2012.

2 comentários:

Aurea Vieira disse...

Mais um professor blogueiro! Super 10!!
Parabéns, Alexandre! Depois que as TICs pegam a gente, não tem mais jeito, não saímos desse mundo nunca mais. Beijos...

Unknown disse...

Boa Tarde Aurea!!

Tudo bem com você?
Muito bom poder manter contato com você, agora de forma virtual.
Obrigado e ótimo fim de semana para você.
Abraço

Professor Alexandre Schulz